Algumas das atividades de leitura realizadas no âmbito do diagnóstico da fluência leitora permitiram explorar de um modo mais estruturado com as crianças algumas questões que elas levantram a partir das ideias que, neste caso, Os tesouros do Leopoldo permitiam construir. Essas questões foram apresentadas na fase final da atividade, a partir da ilustração criada para o tema e questões apresentadas na história.
A filosofia para crianças não procura apresentar as ideias da filosofia clássica, ou o pensamento abstrato, mas apenas, suscitar o pensamento e levá-lo a questionar o próprio ato de pensar em aspetos práticos e acessíveis do quotidiano. As crianças têm muitas perguntas com elas e, tal como adultos estão no mundo no qual procuram encontrar o sentido das coisas que as rodeiam.
O ato de perguntar e de dar a sua opinião é assim o centro da filosofia para crianças. Na EB1 de Rio Mau, as crianças do 2.º ano deram mostras de uma capacidade filosófica extraordinária pelas perguntas que a história lhes colocou, como responderam com uma ilustração e como esta suscuitou outras perguntas e ideias. Foi um momento muito bonito e é o sempre, quando o pensamento é capaz de ser com o raciocínio e a emoção algo que fala sobre cada um individualmente. Para este exercício cultiva-se muito a contemplação sobre as coisas, algo de que muito se necessita em tempos de fundamentalismo do digital que alarga a irrealidade a vida. É essencial que a formação e a educação incentivem essa aproximação ao autoconhecimento em cada um e desde cedo na vida.
Nesta atividades diversas crianças deixaram à volta das questões cinco ideias admiráveis. Seria bom que enquanto adultos percebêssemos o seu alcance e o poetancial que o pensar filosoficamente permite desenvolver.
A fotografia não ficou muito percetível, pelo que se deixa algumas das suas expressões, sobre as quais tentamos pensar em conjunto, sem procurar respostas certas, mas apenas pensar sobre o que elas permitiam dizer a cada um.
- "O coração dá coragem";
- "A nossa família é o nosso coração";
- O amor traz força";
- "O amor dá-nos harmonia" e
- "O coração é que sabe o que gostamos".
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.