quinta-feira, 21 de março de 2024

Festival Local da Leitura de Vila do Conde - Dia Mundial da Poesia - 21 de março 2024- Concurso de Leitura

 

O AEDCPF participou no Festival Local de Leitura de Vila do Conde no Concurso de Leitura - Fase Concelhia, no dia 21 de março- Dia Mundial da Poesia, através dos 9 alunos selecionados na Fase Escolar do Concurso de Leitura. Parabéns a todos pelo seu desempenho!








Parabéns às alunas Inês Cardoso, do 6.º  D e Áurea Carvalho, do 5.º A que foram vencedoras da Fase Municipal- 2.º Ciclo.






Os poemas sobre a liberdade, dos alunos da turma 4ABL, do Vasco Jesus, do 6.º F e da Mariana Boucinha, do 7.º F,   vencedores do nosso AEDCPF, para fazerem parte do 
Mural do Dia Mundial da Poesia na BMVC.









Semana da leitura 2024 - Comemoração dos Dias da Primavera, da Poesia e da Árvore

 A Biblioteca Escolar propõe a todo o Agrupamento a atividade “10 Minutos a Ler”, com o poema, “A Primavera”, de Olavo Bilac.


No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Poesia e da Árvore – “Poesia à solta”, a Biblioteca desafia a leitura de poemas criados pelos nossos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, através do link https://padlet.com/bibliotecaaedcpf2/programa-de-leitura-do-ae-dr-carlos-pinto-ferreira-sopd4g13xakd9bls

quarta-feira, 20 de março de 2024

Semana da Leitura 2024- Palestra motivacional, com o escritor e ex-futebolista Tarantini

 Em articulação com o plano de melhoria da Biblioteca Escolar - currículo, literacias e aprendizagem, foi dinamizado com todos os alunos do 7.º ano, a Palestra motivacional, com o escritor e ex-futebolista Tarantini, através do seu livro “O caçador de sonhos”, no dia 20 de março.

Vinda do escritor e ex-futebolista Tarantini, distinguido com o Prémio Ética do Desporto em 2018, professor convidado, doutorado na área das transições de carreira, investigador/orador motivacional e criador do Projeto “A Minha Causa”. Refletimos sobre a importância dos sonhos como pontapé de saída para uma vida vivida a fundo, acreditarmos nas nossas capacidades e que nada se consegue sem trabalho. Os alunos do 7.º ano ouviram-no com muita atenção e gostaram muito da partilha da sua história, na 1.ª pessoa.   







O Clube de Jornal do AEDCPF entrevistou o Tarantini. 







terça-feira, 19 de março de 2024

Semana da Leitura: “Os Lusíadas” ATE – Produções; com Alexandre Sá


 Representação teatral “Os Lusíadas”, pelo ator Alexandre Sá, para os alunos das turmas do 9.º A, B e D, que colaboraram na peça teatral de uma forma muito motivada e participativa. Parabéns a todos!
















Vinda da escritora Marta Duque Vaz

 Encontro dos alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo da Escola Básica da Junqueira com a escritora Marta Duque Vaz que apresentou o livro “A Senhora Clap”, com as ilustrações da ilustradora Danuta Wojciechowska e que é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.




segunda-feira, 18 de março de 2024

Projeto “Newton gostava de ler” - Pós sob investigação

 A Biblioteca Escolar, em articulação com docentes Físico-Química dinamizaram o Projeto “Newton gostava de ler” - Pós sob investigação, em todas as turmas de 8.º ano. Os alunos sentiram-se uns verdadeiros investigadores a ajudar a "PJ" de Vila do Conde!








Exposição na BE com trabalhos do 2.º Período dos alunos do 7.º ano

 Exposição dos trabalhos dos alunos do 7.º ano, inseridos no Projeto de Pesquisa “Terra ativa”, dinamizada pelos docentes de Físico-Química / Ciências Naturais, em articulação com a Biblioteca Escolar, inserida no seu plano de melhoria.


















Semana da leitura 2024 no Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira

 

       










quinta-feira, 14 de março de 2024

2023-2024: Dia Internacional da Matemática

 


No Dia Internacional da Matemática, vem à Biblioteca Escolar e faz atividades com jogos matemáticos dinamizados pelos docentes dos grupos disciplinares 500 e 230.