Biblioteca do Centro Agustina Bessa-Luís

No dia 10 de outubro com o objetivo de criar uma comunidade leitora num ambiente intelectualmente estimulante capaz de dar a conhecer e a experimentar a língua na sua pluralidade de contextos e funções e de estabelecer a ponte com a família desenvolvendo práticas conjuntas de promoção da leitura iniciou-se o Clube de Leitura: "Ler é um espetáculo". Dada a proximidade do Mês das Bibliotecas Escolares a obra escolhida foi "A Bibliotecária de Basrat" de Jeannett Winter
"Os Nomes" Poesia de Maria Alberta Menéres Esta semana os elementos do Clube apresentaram-se uns aos outros e leram a poesia "Os Nomes" de Maria Alberta Menéres. Após a leitura e reflexão sobre o poema fizeram um auto-retrato.










Esta semana e porque comemoramos o Dia das Bruxas lemos, recordando as histórias Tradicionais Portuguesas "A Bruxa Esbrenhuxa" . Os mais pequeninos ouviram ler "A Bruxa Mimi no Inverno"





   
Era uma vez, um menino, filho de um pescador que...



No âmbito do Projeto "Vestir o Mar de Palavras": Do Leitor ao Navegador os alunos do 3º ano ouviram ler "Um Farol só Meu"








No dia 7 de novembro ouvimos e lemos "Pedro e o Lobo" de Sergei Prokofiev narrado por Eunice Muñoz e "A História secreta de Pedro e o Lobo" de João Paulo Cotrim e João Fazenda.







Como actividade complementar do Clube e Leitura, realizou-se no dia 27 entre as 10 e as 11 horas a actividade “Encontros em Linha com Escritores” (PNL2027) com a Escritora Fátima Effe, autora de um dos livros cuja leitura foi dinamizada no âmbito do Clube. Nesta participaram as turmas do 3º e 4º anos do Centro Agustina Bessa-Luís









Concurso "Letra por Letra"


Dia 18 de dezembro teve lugar no Ginásio do Centro Agustina Bessa-Luís a 1ª fase do Concurso de soletração "Letra por Letra" . Esta atividade foi dinamizada pela Biblioteca em articulação com as docentes titulares de turma. Participaram no Concurso 55 alunos do 2º. 3º e 4º anos de escolaridade. O concurso desenvolve-se ao longo de três eliminatórias e visa estimular um maior domínio/conhecimento da Língua Portuguesa, nomeadamente ao nível da apreensão e escrita de vocabulário, procurando transformar a rotina de estudo num processo estimulante e favorecendo a interação entre alunos/turmas. 

Esta atividade será desenvolvida de forma a garantir medidas e procedimentos que permitam evitar o impacto do novo Coronavírus, tendo em conta a evolução do quadro epidemiológico e as medidas preventivas e de autoproteção permanentemente atualizadas pela DGS e constantes do Plano de Contingência do Agrupamento.





Regresso à Escola e às nossas leituras...






Como forma de comemorar o Dia Mundial da Poesia lemos " Para que serve a poesia", um belíssimo poema do escritor Álvaro Magalhães e refletimos sobre o que é "Ser poeta".
 




"No grande Circo Zanzi,
as palavras equilibram-se numa letra só,
fazem-te rir,
e, deslumbradas, voam para ti.

Não são palavras comprometidas
que têm as suas vidas
e as suas ocupações.
São palavras jovens,
desconhecidas,
que vieram do nada
e nada têm que fazer.
Umas curtas, outras compridas,
todas leves, voadoras, luminosas(...)"


Com o 2º Ano  e o 3º ano fizemos leitura expressiva, individual e coletiva com as obras "Aquela nuvem e  outras", "Estas são as Letras" de Mário Castrim e "Das palavras " De Teresa Martinho Marques, falamos de estrofe, verso, rima e sonoridade e das palavras feitas "poesia, feitas "Arte". 








No dia 14 de abril a biblioteca promoveu o encontro com a escritora Manuela Mota Ribeiro que visitou os alunos do Pré-escolar e do 1ºCiclo da EB1 Agustina Bessa-Luís e as turmas do 5ºE, 5ºB e 6º A na escola sede. Era um momento muito esperado por todos, pois havia já sido adiado, por causa do confinamento. Aos alunos foi dada a oportunidade de conhecerem a bibliografia e as obras da autora e de, durante o animado encontro, colocarem as suas questões sobre o desafio que é ser escritor.
Os alunos do 3º Ano apresentaram, com o apoio da docente titular de turma e da professora de Música, uma  letra e música para o livro "Girafritz: Aprende uma lição". 
Na turmas do 5ºB, foi feito pelos alunos um convite à leitura através da leitura de excertos de algumas das obras da autora.











    No dia 17 de abril pelas 13:30 teve lugar no Ginásio da Escola Básica do 1º Ciclo Agustina Bessa-Luís, a 2ª fase do Concurso de Soletração que visa: verificar dificuldades ortográficas; promover a grafia correta das palavras; despertar o interesse pela leitura e a escrita; estimular um maior conhecimento e domínio da língua portuguesa, nomeadamente ao nível da apreensão de vocabulário, contribuindo para transformar a rotina de estudo num processo estimulante.
Parabéns a todos os alunos que participaram de forma ativa e empenhada neste concurso!


                                                                             



23 de Abril: Dia Mundial da Leitura e dos Direitos de Autor






    Como forma de comemorar o Dia Mundial do Livro no Clube de Leitura lemos ”Este livro está a chamar-te” de Isabel Minhós Moreira e Madalena Matoso e para os alunos mais velhos “Os Livros dos outros” de Vergílio Alberto Vieira.
    No 1º  livro somos convidados a aventurar-nos num livro, a procurar a sua voz, a manipular as suas folhas, a sentir o seu cheiro, a observar a capa e a  contracapa, as suas espantosas e sugestivas  ilustrações que nos convidam a calcorrear com os dedos montanhas e vales, a molhar as mãos e  os pés num rio, a abrigarmo-nos de uma tempestade, a atravessar florestas onde habitam tantos dos personagens que conhecemos através da literatura infanto-juvenil, enfim a aventurarmo-nos “no” e “com” o livro.
No livro “Os Livros dos Outros” de Vergílio Alberto Vieira somos convidados a visitar uma “galeria” de títulos de obras e nomes de escritores, a descobrir uma “biblioteca” dentro de um livro de poesia tão pequeno.



Semana da Leitura 2021: Encontro com as Escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada





    A promoção de encontros entre alunos e escritores tem um efeito francamente positivo no que diz respeito ao estímulo para a leitura/escrita. Estes momentos surgem como indispensáveis espaços de troca de impressões, de descoberta, mas sobretudo e no âmbito do Clube de Leitura como o culminar de um projeto, que visando favorecer os hábitos de leitura em torno da(s) obra(s), favorece o conhecimento de livros e autores, a sua exploração e compreensão.
 Foi um momento muito agradável onde docentes, alunos e autoras puderam dialogar e ver respondidas as mais variadas questões em torno do hábito de ler e escrever, deste "ofício" de ser escritor.
    Soubemos ainda pela voz das autoras notícias das suas mais recentes publicações e  tivemos a ocasião de ver os respetivos trailers.





 



    Ao longo do anos e através de algumas obras, fomos ficando a conhecer melhor a influência recíproca da água (mar ou rio) no nosso quotidiano,  na nossa qualidade de vida e bem estar.
Assim, e porque, conhecer o Oceano é o primeiro passo para o proteger da atividade humana,  a Biblioteca convidou, no âmbito do Projeto "Vestir o Mar de Palavras: Do leitor ao Navegador" o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) a desenvolver nas turmas do 1º Ciclo e em articulação com os docentes titulares da turma, o Workshop " Há mais algas no teu dia-a-dia do que tu imaginas!"
Todas as turmas participaram  neste workshop de forma ativa e interessada. 
Um muito obrigada ao CMIA, que nos permitiu de  forma lúdica e adaptada aos grupos etários, uma abordagem e reflexão acerca de temas (fauna e flora aquática, suas características, sua vulnerabilidade, etc) que conduzem a uma melhor compreensão da nossa relação com o mar/rio.



                      
       




Os alunos do Pré-escolar partiram à descoberta dos animais e plantas que habitam o mar e que fazem deste uma "paleta de emoções", um mundo a redescobrir de forma continuada e atenta.








Atribuição dos Prémios e Diplomas aos alunos vencedores do Concurso Literário: "Um Presente Mágico".






No dia 2 de julho reuniram-se no Ginásio, para a final do concurso "Letra a Letra", todos os alunos do 1º Ciclo da ABL, as docentes titulares de turma e a Profª Bibliotecária. Nesta fase e contrariamente aos habituais procedimentos, as palavras não foram  publicadas antecipadamente  para que as pudessem estudar, o que contribuiu naturalmente para o aumento do grau de dificuldade.
 Ainda assim, foram várias as rondas realizadas até conseguirmos selecionar um vencedor por ano de escolaridade.  No 2º ano, a vencedora foi a Íris Alves; No 3º ano, a vencedora foi a Inês Cardoso e no 4º ano, a vencedora foi a Vitória Azevedo.









Muitos parabéns aos vencedores e a todos os alunos que participaram ao longo do ano, neste concurso, dando provas de grande investimento e capacidade para o desempenho exigido pelo concurso.

                                                           

                                                             Novo ano, novas leituras


    No presente ano e procurando ir ao encontro do tema da conferência do IASL (International Association of School Librarianship) "Contos de Fadas e Contos Tradicionais de todo o Mundo" a biblioteca juntamente com os docentes, os vossos filhos/ alunos propôs, no âmbito do Clube de Leitura "Ler é um espetáculo!" as mais variadas leituras, o conhecimento das mais variadas obras e escritores nacionais e estrangeiros), um percurso que, por diversificado, se pretende enriquecedor, capaz de favorecer  um contacto estreito e regular com o livro e a prática da leitura, exigente, porque mobiliza esforços (de acordo com o avolumar" das necessidades que, cada aluno em particular e todos em geral, evidenciam), da escola, docentes, família e biblioteca, que permita um "espaço muito próprio", que exige tempo, dedicação e ações sistemáticas e repetidas de leitura, evitando a  sua "espectacularização".
Assim, este Clube, cuja presença tem carater presencial e semanal, alargou. no presente ano, o seu âmbito, às turmas do pré-escolar, propondo-se à semelhança dos anos anteriores, acompanhar os alunos na descoberta da leitura, do código oral e escrito e de outros códigos, desenvolvendo atividades que contribuam para favorecer o desenvolvimento da consciência fonológica (análise, rima, silaba, fonema), do conhecimento  e descodificação ortográfica, de competências linguísticas, de aquisição/reconhecimento vocabular, entre outras.


                                                       





                                



                  



E foram muitas as histórias, as lengalengas com que, abraçamos neste 1º período os docentes e alunos e reafirmamos o nosso amor aos livros e às palavras.


Ainda no âmbito do Clube de Leitura e no dia 30 de novembro, os alunos de todas as turmas do 1º Ciclo da Agustina Bessa - Luís  participaram num encontro "em linha" com o escritor João Pedro Mésseder







E, naturalmente vários form os livros lidos para o encontro com o autor.


 



                               









Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.