quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
terça-feira, 17 de dezembro de 2024
As histórias - três contos de Natal
Nas histórias persistem os mistérios, formas de aprender a cultivar o coração e a sua sabedoria para o encontro com a emoção a fazer a pergunta essencial, de que modo e em que caminho? Não são elas a afirmar na vida breve, a durabilidade da arte, do que fica em cada tempo, para novas vozes, novas formas de olhar para uma narrativa que nos emociona?
Nem sempre o consideramos, mas ler, contar, narrar uma história é oferecer um mundo possível, um mundo onde se pode habitar, onde se reconhece o outro, a sua diversidade e onde se cultiva o imaginário e as possibilidades da democracia. Ler, contar, narrar uma história é em si uma prenda contínua, um gesto de grande ternura para com quem ouve, poder estabelecer o seu próprio caminho, que é uma forma de reconstrução de olhar o mundo e de nele participar.
Na última semana de aulas, os professores Abílio Santos e Teresa Brandão ofereceram a diferentes públicos três contos de Natal. A sua leitura foi um momento de grande significado para todos os que ouviram, pois cada mundo individual pode ficar mais completo. É bom não esquecer que o nosso mundo é feito da linguagem que usamos e nestas leituras algo maior se apresentou a cada um. Foram apresentados os seguintes contos:
- Michael Morpurgo, The best Christmas present in the world, London, Egmont Books, 2004.
- Pearl S. Buck, Christmas day in the morning, 1955.
- Susan Wojciechowski, The Christmas miracle of Jonathan Toomey, 2015.
Um conto de Natal - A noite de Natal
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Filosofia para crianças / leituras - Os tesouros do Leopoldo (III e IV)
No diálogo com a História Os Tesouros de Leopoldo fomos pensando e conversando sobre o que pode ser um tesouro e tal como o Leopoldo o que podemos pensar para colocar e juntar num frasco. Que coisas poderíamos juntar? Com algumas ideias as crianças ilustraram um frasco e pensaram em alguém a quem o oferecer, ou que sentimento poderia estar associado. Em baixo estão algumas dessas ideias e pensamentos em forma de desenho.
E pensámos o que era juntar coisas (colecionar); onde encontrar coisas bonitas para oferecer a alguém de quem se gosta, como a família, ... e que coisas oferecer? as pedrinhas da praia, as folhas das árvores, o sol e as suas cores, o mar e o seu barulho, as estrelas e o seu brilho. Será possível oferecer essas coisas?.... E quais poderiam ser as mais interessantes, as escolhidas?
Com o seu tesouro tentaram exprimir que "coisas" poderiam colecionar ou pensar. Em baixo alguns dos tesouros e os seus pensamentos.
Atividades de leitura - A maior flor do mundo II
Frame 1 - "Na história que eu quis escrever, mas não escrevi, havia uma aldeia...
Frame 2 - ... sai o menino pelos fundos do quintal, e, de árvore em árvore, como um pintassilgo, desce ao rio...
Frame 3 - Em certa altura, chegou ao limite das terras onde se aventurara sozinho. Dali para diante começava o planeta Marte.
Frame 4 - Resolveu cortar a direito pelos campos, entre extensos olivais, ladeando misteriosas sebes cobertas de campainhas brancas...
Frame 5 - ... foram rareando as árvores, e agora havia uma charneca rasa, de muito ralo, e no meio dela uma inóspita colina redonda como uma tigela voltada.
Frame 7 - Desce o menino a montanha, atravessa o mundo todo. Chega ao grande rio Nilo.
Frame 8 - O menino adormeceu debaixo da flor.
Frame 9 - Sai a família e mais vizinhos à busca do menino perdido.Frame 10 - ... era quase sol-pôr quando levantaram os olhos e viram ao longe uma flor enorme...
Frame 11 - ... e deram com o menino adormecido.
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Concurso de leitura 24/25 - fase de escola
A biblioteca escolar em colaboração com a disciplina de Português e com os professores titulares do 4.º ano vai organizar um concurso de leitura a decorrer na sua fase escolar durante o 2.º período.