terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Um conto de Natal - A noite de Natal

 Os alunos do segundo, terceiro e quarto anos da ABL tiveram uma sessão de leitura com base no conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, A Noite de Natal e a partir dela criaram um conjunto de ilustrações, das quais será construído um vídeo sobre os trabalhos realizados.

"Era uma vez uma casa pintada de amarelo com um jardim à volta. 
No jardim havia tílias, bétulas, um cedro muito antigo, uma cerejeira e dois plátanos. Era debaixo do cedro que Joana brincava. Com musgo e ervas e paus fazia muitas coisas pequenas encostadas ao grande tronco escuro. Depois imaginava os anõezinhos que, se existissem, poderiam morar naquelas casas. E fazia uma casa maior e mais complicada para o rei dos anões.


Passaram muitos dias, passaram muitas semanas até que chegou o Natal. 
E no dia de Natal Joana pôs o seu vestido de veludo azul, os seus sapatos de verniz preto e muito bem penteada às sete e meia saiu do quarto e desceu a escada. 
Quando chegou ao andar de baixo ouviu vozes na sala grande; eram as pessoas crescidas que estavam lá dentro. Mas Joana sabia que tinham fechado a porta para ela não entrar. Por isso foi à casa de jantar ver se já lá estavam os copos.


Quando se viu sozinha no meio da rua teve vontade de voltar para trás. As árvores pareciam enormes e os seus ramos sem folhas enchiam o céu de desenhos iguais a pássaros fantásticos. E a rua parecia viva. estava tudo deserto. Àquela hora não passava ninguém. Estava toda a gente na Missa do Galo. as casas, dentro dos seus jardins, tinham as portas e as janelas fechadas.  Não se viam pessoas, só se viam coisas. Mas Joana tinha a impressão de que as coisas a olhavam e a ouviam como pessoas."

Andresen, Sophia de Mello Breyner. (1989). A noite de Natal. Porto: Figueirinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.