No passado dia 14 de Janeiro foi dinamizada pela professora bibliotecária Cláudia Ricardo, uma actividade na biblioteca leitura do conto "Imperfeitamente perfeito", da autoria de Perry Emerson e ilustrações Hoang Giang da Editora Jacarandá. Veio à biblioteca uma turma do 1ºano da escola EB1Junqueira. Começou por falar com os alunos sobre o que eles consideravam de perfeito e imperfeito. A historia fala de uma menina que ao desfolhar um livro do irmão mais velho rasgou algumas folhas e ficou muito triste e preocupada a avó da menina com toda a sua calma mostrou que era possível recuperar o livro usando uma fita cola dourada
Foi referido na historia e mostrado aos alunos através de imagens uma técnica japonesa de recuperação de peças de cerâmica partidas (Kintsugi) que eram coladas e unidas por cola com pó de ouro realçando as imperfeições, dando às peças uma beleza muitas vezes superior ao seu estado original.
Após a leitura e conversa com os alunos foi proposto pela professora uma actividade com colagens com diferentes papeis sendo a base um papel dourado que fazia alusão ao ouro utilizado no restauro da cerâmica.
Os alunos colaram em primeiro lugar a base de papel dourado numa folha A5. Foi-lhes fornecido também algumas jarras feitas em feltro. Cada aluno fez uma composição com os diferentes papeis, estes eram rasgados à mão. Por fim, e com um marcador dourado, riscaram a jarra ou tigela de feltro imitando a técnica japonesa Kintsugi.
Os trabalhos ficaram muito bonitos e harmoniosos.