quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Atividades de leitura - A maior flor do mundo (I)


Pensar as nossas escolhas, o que decidimos fazer e ou escolher são apenas algumas das possibilidades que o pensar nos permite concretizar. Como pensamos? Com palavras, com as emoções, com aquilo que nos envolve? No pensamento e no pensar sobre o que pensamos desempenha um papel essencial a pergunta. 

O que é uma pergunta é algo simples de explicar? O que procura uma pergunta apresentar? Uma dúvida, uma inquietação? Uma admiração, uma surpresa podem fazer nascer uma pergunta? E temos sempre de fazer perguntas? Todos conseguimos fazer perguntas e haverá perguntas que incomodam, perguntas que fazem rir? Pode cada um partilhar a sua pergunta a outro, ou isso é algo muito pessoal?

Foi a partir deste ponto de partida que se pensou sobre o que significa fazer perguntas e nesse sentido chegámos às palavras, à comunicação e aos instrumentos  da curiosidade para incentivar o uso da imaginação. Um sonho é uma construção imaginada de algo?

Surgiram palavras que são formas de olhar para a filosofia com / para crianças e que são verbos comunicativos a que chegámos e com os quais pensámos como são importantes para a comunicar:

  • Observar; 
  • Pensar;
  • Dialogar;
  • Concordar / Não concordar;
  • Escutar.
Da leitura do conto A maior flor do mundo, de José Saramago, as crianças de uma turma do 4.º ano (EB de Touguinha) escolheram conjuntos de palavras sobre as que lhes pareceram serem mais significativas para a narrativa. Com recurso ao texto escolheram as que se indicam em baixo e sobre as quais conversamos sobre o seu valor comunicativo na oralidade e na escrita. Foi a primeira fase desta atividade.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.