sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Biblioteca imaginária - leituras partilhadas




“Todos os livros são infinitos. Começam no texto e estendem-se pela imaginação. Por isso é que os textos são mais do que gigantescos, são absurdos de um tamanho que nem dá para calcular. Mesmo os contos, de pequenos não têm nada. Se soubermos entender, crescemos também, até nos tornarmos monumentais pessoas. Edifícios humanos de profundo esplendor.” (Valter Hugo Mãe, Contos de cães e maus lobos)

Lemos as palavras, lemos o mundo, as emoções dos outros, lemos os lugares onde vivemos, lemos o que nos rodeia. Nos livros encontramos outros mundos, outras formas de ser, de pensar, reconhecemos os outros e tentamos conhecer melhor o mundo onde estamos. Na leitura e com os livros desenvolvemos a imaginação, criamos mundos próprios, podemos inventar o que ainda não existe. As palavras fazem a biografia do mundo, dos que cá estiveram antes de nós e os que ainda virão. Com elas lemos a identidade dos espaços onde vivemos e conhecemos a experiência de cada pessoa, os seus sonhos e os seus desejos. Todos somos uma biblioteca imaginária. Lemos as palavras, lemos com os olhos, com as cores, com o rosto. Lemos entre o sonho e a perda, o doce e o amargo. Lemos no desafio às vezes difícil do que procuramos compreender.

No âmbito das atividades da biblioteca e do Projeto Escola a Ler desafiamos alunos, professores e outros elementos da comunidade educativa a partilharem as suas experiências de leitura. No blogue existirá uma etiqueta e uma página que reunirá todas as propostas, no sentido de que cada uma ou algumas possam motivar outros para a leitura e para a curiosidade de encontrar outros livros e diferentes autores.

A partilha poderá ser feita enviando o texto com a identificação do livro e o autor do texto (no caso dos alunos: alunos / turma) para o e-mail da biblioteca (biblioteca-aedcpf@agrupajunqueira.pt) ou diretamente numa página aberta (acesso aqui). Também é possível no envio do e-mail partilhar um ficheiro áudio com essa apresentação/comentário a uma experiência de leitura.

Ao lado o marcador que irá ser partilhado e o QR Code de acesso e com a apresentação mais completa desta ideia, de partilhar ideias formalizando o que numa comunidade pode formar uma biblioteca imaginária.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.