"A palavra escrita ensinou-me a escutar a voz humana" (Yourcenar, 2012)
As bibliotecas do Agrupamento Dr. Carlos Pinto Ferreira continuarão a ter neste espaço a apresentação de um conjunto de ideias, atividades, recursos de informação que possam de uma forma positiva e apelativa apresentar o que é o papel e função de uma biblioteca escolar. Alterámos um pouco a modelo de apresentação do blogue nas suas cores, mas também em algumas funcionalidades, processo ainda em curso. Danos continuidade ao blogue que já existia, tendo mantido o URL do mesmo.
Este espaço digital procura ser uma plataforma de encontro entre as pessoas que formam uma comunidade educativa. Nele as palavras terão um papel essencial, os seus sentidos, cores, linhas e formas de ver o mundo e a experiência humana. Fazemos parte de uma espécie que tem nas palavras instrumentos de designar o que está "mais perto do coração da vida", como o expressou António Lobo Antunes.
As palavras, o vocabulário, a linguagem, neles assimilamos o mundo e e procuramos fazer uma viagem de significado com a vida. É com elas que tecemos a imaginação, com a memória que evocamos os espaços que construímos com as pessoas. As palavras são a expressão gráfica dos sonhos que envolvem a natureza humana. Com as palavras lemos e escrevemos. Com elas chegamos aos livros. E é neles que conduzimos uma imensa aventura onde procuramos acrescentar uma linha, um olhar, um traço, uma palavra à fantástica aventura da vida. Lemos, pois para que possamos renascer todas as manhãs.
Assim iremos neste espaço apresentar ideias, autores, livros, pensamentos que possam promover a leitura e a escrita. E naturalmente apelamos à participação dos docentes e à partilha de textos / trabalhos resultantes de situações de aprendizagem realizados com os alunos e que possam dar visibilidade ao que é feito e motivação a outros.
Deixamos uma primeira proposta. Justamente iniciando com os docentes, a apresentação breve de uma leitura, pela ideia, pelo tempo, pelo espaço em que ocorreu, pelo seu significado. Bastará enviar o mesmo para o email da biblioteca e partilhar uma leitura. Um texto curto com a indicação do título da obra e do autor da apresentação. Seria interessante fazer este desafio aos alunos. A seu tempo divulgaremos um padlet de acesso livre de partilha de escritas. Nas próximas publicações deixaremos algumas impressões sobre uma leitura realizada.
Iniciamos este caminho convidando todos a interagir, nesta dimensão digital que é a expressão da vivência de cada um com as palavras, a memória e a humanidade, as suas emoções, como um elemento comum a dinamizar nesta dimensão da expressão do Ser pelas palavras.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.