sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Da leitura


"Levanta-te do papel com as palavras. Fecha os olhos e elas saem sozinhas. As palavras são notas, repara. Não penses em nada, abandona-te. O mundo inteiro está dentro de ti." (1)

O que pensamos vemos, imaginamos e nomeamos é feito com a nossa linguagem. Na nossa linguagem está o limite do mundo de cada um. A linguagem dá-nos a possibilidade de dar nome ao que nos é dado ver e. Com as palavras conferimos à realidade uma forma de existência, aquela que nós soubermos construir. Pelas palavras construímos mundos e registamos as nossas experiências. Com elas verificamos o que podemos assinalar das nossas experiências e organizamos um imaginário, onde repousa a memória.

A Biblioteca procura como sentido da sua ação trabalhar essa memória pelas palavras e pelos recursos que estão à nossa disposição. Nelas e com elas tentar sonhar o possível e construir formas de conhecimento. Neste sentido, todos os meses será apresentado um conjunto de autores que procurarão ir de encontro aos interesses e gostos de leitura dos alunos e que se relacionam com os objetivos do currículo. Ler pode ser um caminho de felicidade por aquilo que nos oferece de descoberta do outro.

A biblioteca está ao serviço da comunidade educativa servindo assim diferentes públicos. Na divulgação das ideias, projetos e autores procuraremos ir de encontro a esses diferentes públicos. No desejado alargamento da partilha de ideias e projetos à Biblioteca, os autores do mês poderão ser reformulados, para procura atingir esses diferentes públicos. Através das estruturas intermédias faremos chegar essas propostas para chegarmos a uma linha de rumo sobre essa dimensão.

Na Biblioteca haverá um cartaz identificando algumas das suas obras e nos materiais de difusão estarão disponíveis informações sobre os mesmos. A equipa da Biblioteca apresentará um boletim bibliográfico sobre o referido autor. No blogue dar-se-á destaque a elementos importantes da sua obra literária. Em alguns meses haverá dois autores, de modo a complementar universos diferentes e que podem oferecer leituras diferenciadas sobre temas comuns.

(1) António Lobo Antunes, "Já escrevi isto esta manhã", in Quinto Livro de Crónicas, pág.85

Imagem: Copyright - Casa das Letras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.