segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE 2022) - Sugestões de trabalho



Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.

A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2022, dia 24/10.

Este ano, a proposta da Rede de Bibliotecas Escolares para LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS consiste em proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar.

Sugestões de trabalho

Para isso, sugerem-se três metodologias que poderão ser seguidas na condução dessas rodas de alunos:

  • Leituras dialogadas

A partir da leitura de um álbum e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogam, refletem e elencam conclusões. (ver proposta metodológica)

  • Leituras questionadas

Leitura de um álbum e aplicação da estratégia “Técnica de formulação de perguntas”. Seleção das questões mais interessantes/ polémicas de cada grupo para dinamizar o debate. (ver proposta metodológica)

  • Leituras emparelhadas

Seleção de pares de turmas (por exemplo: uma turma do 3º ciclo com outra do 1º ciclo, ou uma turma do ensino secundário com outra do 2.º ciclo…). A turma dos mais velhos encontrar-se-á com os mais novos na biblioteca para dinamizar uma conversa a partir da leitura de um álbum. (Ver proposta metodológica)

Sugestão de álbuns

Para apoiar as rodas de alunos sugeridas no âmbito da iniciativa MIBE 2022, propõe-se um conjunto de álbuns que poderão ser pontos de partida para LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS, embora muitos outros possam ser selecionados. Cada um dos álbuns apresentados é complementado por algumas questões que podem servir como ponto de partida para refletir e dialogar.

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