segunda-feira, 25 de outubro de 2021

25 de outubro: Dia da Biblioteca Escolar

 Ao longo de todo o mês de outubro e para além deste recebemos na biblioteca todas as turmas para falarmos sobre os mais variados assuntos, descobrir a biblioteca, os autores que "moram" nesta e as suas obras. Todos os anos são realizadas atividades diferentes. 

Stephen Vizinczey distinguiu duas classes básicas na literatura, «uma  ajuda a compreender, outra a esquecer (...). Assim, no presente ano tentamos descobrir o que os nossos leitores apreciam mais nos livros, levando-os a observar atentamente um livro. 





Com os alunos dos 8ºs e 9ºs anos a biblioteca partiu à descoberta da forma como: devemos realizar e refinar uma pesquisa (descritores e palavra-chave); utilizar um motor de busca para organizar a informação; aceder a vários tipos de fontes de informação (impressas ou digitais); estar familiarizados com as normas que permitem uniformizar a informação (forma como devem ser apresentadas as citações e referências bibliográficas), reflectir sobre a importância da propriedade intelectual e o respeito pelos  direitos de autor. 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.