Avançar para o conteúdo principal

Poesia ao Postigo


 

Poesia ao postigo

     No encalço de Sophia de Mello Breyner Andersen que afirma no postfácio da obra “Primeiro livro de poesia” que “É importante aprender o poema de cor, pois o poema decorado fica connosco e vai-se revelando melhor, sempre que o repetimos, o seu sentido e a beleza da linguagem e da sua construção.”,  a turma do 6.ºB, atreveu-se, no âmbito do Projeto “Clube de Leitura: Ler Por Gosto” e da comemoração da Semana da Leitura ,  a entrar no mundo mágico da poesia. Segue-se o relato desta aventura, contado pelos alunos. 
 "Começamos por selecionar os poemas mais divertidos, fáceis de memorizar e de representar. Distribuímo - los por toda a turma de modo a ninguém ficar de fora. Depois, veio a parte mais difícil: decorá-los. Alguns de nós decoraram muito rapidamente mas outros demoraram algum tempo. Quando todos soubemos os poemas na ponta da língua, começamos a treinar para os declamar. Alguns colegas foram muito expressivos e tornaram os textos dinâmicos e engraçados. Nessa altura podemos dar asas à nossa imaginação. O dia 2 de junho, foi o dia em que fomos mostrar o nosso trabalho às outras turmas. Durante duas horas declamamos para sete turmas. Nessa altura, senti algum nervosismo, mas pouco a pouco fui ficando mais confiante e à vontade." 

                                                                                                                 Bruno de Jesus n.º 2 do 6.ºB


 “Foi um pouco complicado decorar os poemas mas no fim valeu a pena”.

                                                                                                              Francisca Moreira n.º 5 do 6.ºB


 “Estava muito nervosa, tinha medo de me esquecer das palavras certas. Mas no fim correu tudo lindamente. Acho que esta experiência permitiu-me gostar mais da poesia.”

                                                                                                            Margarida Mourão n.º 9 do 6.ºB


 “Gostei muito desta actividade! Acho que aprendemos muito com esta experiência. Para mim foi tudo muito divertido, tanto os ensaios como o dia de apresentar os poemas. Estava ao mesmo tempo ansiosa e feliz.” 

                                                                                                                   Gabriela Costa n.º 6 do 6.ºB 

 “A nossa turma divertiu-se imenso. E eu que sou muito tímida achei engraçado declamar para os outros. Enganei-me nalgumas partes mas diverti-me. Também gostei muito dos ensaios. Foi giro ouvir os meus colegas a declamar os poemas.”

                                                                                                                   Selma Ponte n.º 14  do 6.ºB

 “Em casa todos os dias lia o poema duas vezes e depois, sem olhar para o papel, dizia o poema em voz alta para a minha mãe. Foi difícil, mas consegui!” 

                                                                                                                   Beatriz Araújo n.º 1 do 6.ºB

Mensagens populares deste blogue

"Tantos livros tão pouco tempo para ler"(*)

Livros gratuitos em domínio público. Um tesouro a não perder! Entre aqui Promoção da leitura digital dirigida aos alunos do secundário . : Ebooks em domínio público (Português europeu) Domínio público: Biblioteca digital em livre acesso. Clique aqui (*) retirado de http://tantoslivrostaopoucotempo.blogspot.com/ acedido em 6 e março 2019

Miúdos a votos - O rapaz ao fundo da sala

  Podcast do livro O Rapaz ao fundo sala  - Beatriz Rodrigues Marques Ribeiro Oliveira; - Diogo Mateus Neto Pontes; . Gonçalo Dinis Almeida Campos da Silva; - Laura Azevedo Dias Rodrigues e Valentina de Freire Bárcia.

Miúdos a votos - Isto acaba aqui

                                                                                                Podcast do livro Isto Acaba Aqui   (8.ºF)