domingo, 13 de junho de 2021

Reading for Pleasure: "Chaga and the Chocolate Factory"


     Porque as histórias contam-nos e contam outros espaços geográficos, outras vozes, outras experiências de vida, o Clube de Leitura "Ler por Gosto" pretendeu dar voz a outras preocupações e convidar à participação e compreensão de alguns temas bem contemporâneos e que exigem reflexão, através das sua sessões de leitura.                                                                 
                                                                                                                          

    No seguimento da história “Chaga and the Chocolate Factory”, que foi contada em Inglês, ao longo do 3.º período, a todas as turmas do 9.º ano, foi apresentado aos alunos o termo/certificação “Fairtrade”. Mas, afinal o que significa isso? 

    E por que razão a referência ao mesmo? 

     O Comércio Justo, assim se denomina em Português, surgiu na década de 60 na Europa e representa uma iniciativa que conjuga responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade para pequenos e médios produtores/agricultores sendo, por isso, um dos pilares da sustentabilidade económica e ecológica, impulsionando governos e empresas a reconhecerem os impactos das suas ações. Em poucas palavras, é o comércio onde o produtor recebe remuneração justa pelo seu trabalho e usufrui de melhores condições de vida e de trabalho para si e para a sua família, promovendo-se assim o respeito pelos Direitos Humanos. 
    O movimento dá especial atenção às exportações de países em desenvolvimento para países desenvolvidos, tais como artesanato e produtos agrícolas. O café é referido como tendo sido o primeiro produto a seguir o padrão de certificação desse tipo de comércio, a que se seguiram a banana, o cacau, o café, o algodão, flores, frutas frescas, mel, sucos, nozes e oleaginosas, arroz, ervas aromáticas, açúcar, chá e vinho, entre outros. Todos os produtos certificados apresentam o logotipo do Fairtrade e podem ser comprados em lojas de Comércio Justo ou em supermercados.




    De referir, que a história contada aos alunos é baseada num caso verídico de escravatura infantil, que aconteceu numa plantação de cacau na Costa do Marfim, o maior produtor de cacau do mundo. Nesse âmbito, abordou-se essencialmente o exemplo do cacau que, para ser considerado Fairtrade, é colhido usando um processo certificado seguido pelos produtores de cacau, compradores e fabricantes de chocolate, e é projetado para criar rendimento sustentável para os agricultores e suas famílias, sem mão de obra infantil. 
     Infelizmente, outros casos como o do Chaga existem ainda por este mundo fora. Por essa razão, foi criado no seio da ONU, em 2002, O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que se celebra todos os anos a 12 de Junho e tem como objetivos alertar a população para a realidade de muitas crianças, bem como reunir esforços num movimento global para a eliminação do trabalho infantil. 

                                                                                                                                             Teresa Brandão

Num dos tempos de direção de turma, a professora Teresa Brandão leu-nos o conto Chaga and the Chocolate Factory, de Bob Hartman. O conto narra a história de Chaga, uma criança que é aliciada com promessas de um trabalho e de um futuro promissor, mas que acaba por ser escravizada numa quinta de produção de cacau.  Apesar de alguns alunos terem dificuldade em Inglês, todos nós conseguimos entender a história devido à expressividade da professora e à apresentação em PowerPoint que nos mostrou. Depois de termos ouvido o conto, as professoras Teresa Brandão e Iolanda Azevedo lançaram um debate sobre trabalho infantil, tráfico humano e “fair trade” (comércio justo). Até debatemos a situação dos imigrantes de Odemira.  Com esta atividade ficamos a conhecer o processo de produção do chocolate e a identificar o chocolate proveniente do comércio justo. Também aprendemos acerca da importância do comércio justo para os produtores / trabalhadores. Gostamos muito deste conto porque nos deu a conhecer uma realidade que desconhecíamos e que, infelizmente, é a realidade de muitas pessoas, inclusivamente crianças. E também percebemos que temos muita sorte por termos uma família, uma casa e comida e por podermos ir à escola.

                                                                                                                                            Alunos do 9.º E 

 A atividade de leitura do conto “Chaga and the Chocolate Factory”, dinamizada pela nossa diretora de turma, professora Teresa Brandão, teve como objetivo alertar para a exploração do trabalho infantil, que é um dos problemas que afeta o mundo em geral.  Achamos que o trabalho infantil devia ser banido de todo o mundo, porque todos os jovens e adolescentes merecem a oportunidade de estudar e enfrentar o mundo com oportunidades iguais. O facto da história ter sido contada em Inglês foi bom e útil.                                                                                                                        
                                                                                                                                          
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Alunos do 9.º C

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.