A Leitura como Aventura Humana: Distintos modos de apropriação da Leitura
Sendo a aprendizagem da leitura um
processo cognitivo complexo e lento, que exige não apenas a destreza na
decodificação mas também, o domínio de competências literácitas múltiplas para as quais se revelam
determinantes: O contacto com os livros, a importância da presença física do
livro (no ambiente familiar e outros), a Biblioteca, em articulação com a
Docente Alice Tender aventurou-se numa "outra" leitura, num outro
olhar sobre o Mundo, tal como idealizou Jorge Luís Borges, na sua Obra “
Ficções”.
Assim, partindo da leitura como ato
social, como forma de "entrar" em relação com o outro, como contacto
vivo com a narrativa, como abertura a múltiplos sentidos espelhados na metáfora
de Jorge Luís Borges "O sabor da maçã não está na maçã nem na boca de quem
a come, mas sim no contacto entre ambas" descobrimos a leitura silenciosa,
que permite estabelecer um relacionamento mais livre e secreto com o livro.
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